logo RCN

Grupo de Escoteiros é fundado em Modelo

  • Renata Ely -

No sábado (18/08), ocorreu a Cerimônia de Fundação do Grupo Sentinela de Modelo, no Parque da FEPAR

No último sábado (18/08), ocorreu a Cerimônia de Fundação do Grupo Sentinela de Modelo, na Sede dos Motoristas, no Parque da FEPAR. O evento contou com a presença do diretor presidente estadual da sessão de Santa Catarina, Celso Menezes, do vice-presidente estadual, Narcíso Giraldi, do Grupo Escoteiro Gralha do Pinhal, de Pinhalzinho, além de outros membros da região escoteira oeste.

Segundo o diretor presidente do grupo de Modelo, Gilnei Roberto Vogel, o escotismo é um movimento educacional de jovens voluntários, sem vínculos a partidos políticos, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seus propósitos. Na cerimônia, ocorreram as promessas escoteiras e dos lobinhos.

O movimento escoteiro contribui para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, e os ajuda a realizar suas plenas potencialidade físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. No escotismo destacam-se três princípios: deveres para com Deus, deveres para com o próximo e deveres para consigo mesmo.

Ao abordar o surgimento do Grupo Sentinela de Modelo, Gilnei destaca que a partir de 2016, o grupo se propôs, dentro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a criar o grupo de escoteiros, através do Plano Decenal. "Em 2017 começamos a fomentar isso, nós que iniciamos as atividades do grupo, praticamente apadrinhados pelo Grupo Escoteiro Gralha do Pinhal, de Pinhalzinho. A primeira atividade foi feita em conjunto, no dia 24 de fevereiro de 2018, já em março tivemos a fundação da Associação Estatutária e hoje, a cerimônia de fundação do grupo", conclui o presidente.

Como mentora do grupo e mãe da Julia (lobinho) e Yasmin (mascote), Marizete Floss avalia a importância do envolvimento das crianças no movimento. "Eu vejo como uma oportunidade única na nossa sociedade, de ter um grupo que se transforma em uma família, no qual se reunimos, brincamos e aprendemos junto aos nossos filhos. Queremos que eles sejam pessoas de bem, corretas, leais, que valorizam a pátria, a família e têm Deus como a base. Com esses fundamentos construímos uma grande família e resgatamos muitos valores, com regras, limites, respeito ao outro e convivência em grupo", complementa Marizete.

O Governo Municipal apoiou o movimento e, segundo o prefeito, Ricardo Maldaner, os pais direcionaram as crianças a participar e dentro de quase um ano de trabalho, ocorreu a fundação. "Nós vemos isso com muita positividade, o envolvimento entre lobinhos, escoteiros e chefes acrescenta na disciplina da sociedade e o município só tende a ganhar com isso", conclui.


Modelo realiza Dia Municipal de Conscientização e Valorização da Pessoa com Deficiência Anterior

Modelo realiza Dia Municipal de Conscientização e Valorização da Pessoa com Deficiência

19ª Fepar é sucesso de gastronomia e público Próximo

19ª Fepar é sucesso de gastronomia e público

Deixe seu comentário