logo RCN

Saudades fica em segundo lugar no Estado em ranking de gestão fiscal

Estudo é baseado em resultados fiscais oficiais, declarados pelas prefeituras e disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

Desde 2013, a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realiza, anualmente, um estudo socioeconômico dos municípios brasileiros, baseado em resultados fiscais oficiais, declarados pelas prefeituras e disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), denominado índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que tem como objetivo apontar os desafios da gestão municipal e propor algumas sugestões, o que instiga a reflexão sobre a eficiência da gestão pública dos municípios.

Em 2018, foram analisados os dados de 5.337 municípios brasileiros, onde vive mais de 97% da população. O IFGF é composto por quatro indicadores: Autonomia (verifica a relação entre as receitas das atividades econômicas do município e os custos para manter a câmara de vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura), Gastos com Pessoal (representa quanto o município gasta com pagamento de pessoal em relação ao total da receita corrente líquida), Liquidez (verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte) e Investimentos (mede a parcela da receita total do município destinada aos investimentos). A leitura dos resultados obtidos a partir da análise desses indicadores é simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município. 

Para facilitar a análise, foram convencionados quatro conceitos para o IFGF, com os seguintes valores de referência: 

  • Resultados inferiores a 0,4 pontos representam uma Gestão Crítica;
  • Resultados entre 0,4 e 0,6 pontos representam uma Gestão em Dificuldade;
  • Resultados entre 0,6 e 0,8 pontos representam uma Boa Gestão;
  • Resultados Superiores a 0,8 pontos representam uma Gestão de Excelência. 

Veja, na imagem à direita, os resultados obtidos com a análise dos dados do município de Saudades, do ano de 2018.  

Com base nas informações acima mencionadas, constata-se que o município de Saudades possui nota máxima em três dos quatro indicadores (Autonomia, Gastos com Pessoal e Investimentos) e, em liquidez, o resultado representa uma Boa Gestão. Dessa forma, o município recebeu o Índice Firjan de Gestão Financeira 0.9439, isso significa que está no conceito de Gestão de Excelência. 

Com esse resultado, o município de Saudades está em 2º lugar no ranking estadual do IFGF, isto é, dos municípios catarinenses que participaram desse estudo, Saudades obteve o segundo melhor resultado em Gestão Fiscal. Já no ranking geral, entre os 5.337 municípios brasileiros que participaram do IFGF, Saudades aparece na 13ª colocação. 

O prefeito municipal, Daniel Kothe, comemora esse importante reconhecimento: "Estou muito feliz com o resultado alcançado! Realmente das metas que colocamos no planejamento, a nossa gestão fiscal está sendo bastante eficiente e os resultados estão aí. Quero compartilhar essa importante conquista e esse reconhecimento dos bons resultados com toda a equipe de governo e com toda a comunidade saudadense, que sempre nos ajudou e nos apoiou. Esse reconhecimento e esses bons dados que a administração tem, são frutos da sociedade que sempre nos ajudou e ainda nos ajuda para termos um bom e organizado município, que tem suas contas em dia". 

No ano de 2017, Saudades apresentou o IFGF 0.8314, isso significa que o município já se encontrava no conceito de Gestão de Eficiência e que os resultados, no ano de 2018, foram ainda melhores, os mais altos desde 2013.

Saudades fica em segundo lugar no Estado em ranking de gestão fiscal Anterior

Saudades fica em segundo lugar no Estado em ranking de gestão fiscal

Seminário Municipal da Educação acontece em Saudades Próximo

Seminário Municipal da Educação acontece em Saudades

Deixe seu comentário