logo RCN

ESOCIAL: DISPONIBILIZADA NOVA VERSÃO DO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO DESENVOLVEDOR

Foi publicada e disponibilizada para download no Portal do e-Social, a Versão 1.3, de Junho de 2017, do Manual de Orientação do Desenvolvedor, que tem por objetivo definir os critérios e especificações técnicas necessários para a integração entre o Sistema dos empregadores, pessoas físicas e/ou jurídicas e o Sistema e-Social.

O projeto e-Social é uma ação conjunta entre órgãos e entidades do governo federal, conforme definido no Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

- Objetivos do Projeto

Este projeto visa a disponibilização de serviços que possibilitem a recepção, armazenamento e distribuição aos entes participantes do e-Social das informações trabalhistas e previdenciárias prestadas pelos empregadores ou pelos representantes legais destes.

O e-Social traz diversas vantagens em relação à sistemática atual, tais como:

* atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações, para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes;

* integração dos sistemas informatizados das empresas com o Ambiente Nacional do e-Social, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores

- Conceito de Evento

O Sistema e-Social disponibilizará serviços que receberão eventos que acarretarão na manutenção do cadastro do empregador, na manutenção dos dados trabalhistas e de folha de pagamento de um empregado e na manutenção das informações tabeladas que servem de referência para os eventos. Também serão disponibilizados serviços de consulta para os dados mantidos pelo sistema. Os eventos foram organizados em grupos pela periodicidade, reuso, volatilidade e tipo. Conforme descrito no "Manual de Orientação do e-Social", foram definidos os seguintes grupos: Eventos iniciais e de tabelas, Eventos Não periódicos e Eventos periódicos.

 

Fonte: ITC consultoria

Editado por:

Geniane Cristina de Lucca Pilatti

Gerente de Recursos Humanos            

Anterior

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA - ALTERAÇÕES - Parte I

Próximo

Receita Federal regulamenta parcelamento de débitos do Microempreendedor Individual (MEI)

Deixe seu comentário