logo RCN
Alesc

Avança no Parlamento projeto que regulamenta a equoterapia em Santa Catarina

  • FOTO: Solon Soares/Agência AL -

Avança no Parlamento o projeto de lei que trata da regulamentação da prática da equoterapia em Santa Catarina. A proposta de autoria do deputado Julio Garcia (PSD) foi aprovada por unanimidade na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em reunião na manhã desta quarta-feira ( 17), no Parlamento.

O colegiado seguiu o voto favorável do relator do PL 0005/2023, Dr. Vicente Caropreso (PSDB).  O projeto, já avalizado pela Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ) por unanimidade, recebeu uma emenda substitutiva e por isso retorna para a CCJ.  

“ É fundamental termos uma lei que regularize e normatize a prática em Santa Catarina,que ainda é uma modalidade nova”, avaliou Caropreso. O deputado José Milton Scheffer (PP) disse que é um instrumento forte para a reabilitação dos pacientes e uma prática de inclusão social.

Sobre a equoterapia

A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar e multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. A atividade é voltada ao desenvolvimento de pessoas com deficiência física, psicológica e cognitiva.

Segundo a justificativa do projeto de lei, essa terapia contribui para o desenvolvimento muscular e a conscientização sobre o corpo. Também auxilia em novas formas de socialização e de autoconfiança desde os primeiros contatos com o animal.

Seminário sobre Síndrome de Down

Outro encaminhamento do colegiado foi à realização do IV Seminário Regional da Pessoa com Síndrome de Down, no município de Itajaí. O objetivo do evento é debater políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down nas áreas da saúde, educação e assistência social, abordando o tema “Conosco, e não por nós”, temática esta utilizada na campanha de 2023. A data e o local ainda serão definidos.


Valquíria Guimarães, Agência AL/ALESC

Valquíria Guimarães, Agência AL/ALESC

Estudante catarinense vence em 1º lugar, pela Região Sul, prêmio nacional de poesia do FNDE Anterior

Estudante catarinense vence em 1º lugar, pela Região Sul, prêmio nacional de poesia do FNDE

Jornalista defensor de melhorias para estradas do Oeste de SC morre aos 32 anos Próximo

Jornalista defensor de melhorias para estradas do Oeste de SC morre aos 32 anos

Deixe seu comentário