logo RCN
ESPECIAL

Cantos, contos e cooperação: o encontro da música com a força do cooperativismo

Moacyr Franco emociona público no Itaipu Rural Show com histórias e canções que atravessam gerações, em comemoração ao mês do cooperativismo promovido pela Cooperitaipu

Moacyr Franco emociona público no Itaipu Rural Show com histórias e canções que atravessam gerações, em comemoração ao mês do cooperativismo promovido pela Cooperitaipu

A cultura também alimenta. Alimenta de lembranças, de afeto, de identidade. E foi exatamente isso que a Cooperitaipu promoveu na noite de sexta-feira, 4 de julho, no Centro de Eventos do Itaipu Rural Show: um banquete de emoções, histórias e música, servido por ninguém menos que Moacyr Franco — um dos maiores artistas da história do Brasil. O evento, que celebrou o mês do cooperativismo, reuniu centenas de pessoas em uma noite marcada por risos, memórias e uma generosa dose de saudade.

Com 89 anos e quase sete décadas de carreira, Moacyr é mais que cantor, ator e compositor — é parte do cotidiano de milhares de agricultores que o ouviram nas madrugadas frias da ordenha, quando o rádio tocava clássicos como “O Milagre da Flecha”, “Ainda Ontem Chorei de Saudade” e “Seu Amor Ainda É Tudo”. Sua voz, suave e firme, embala gerações desde a juventude em uma orquestra até os palcos da televisão brasileira, passando pelo rádio, pelo circo, pelo humor, pelo drama, cinema e pela canção.

Especialmente nos anos 90 e 2000, ele continuou presente nos lares brasileiros, agora pelas telas, com personagens icônicos na “Praça é Nossa”, como “O Mendigo” e “Jeca Gay”, e com sucessos populares como o irreverente “Me Dá Um Dinheiro Aí”, que virou hit carnavalesco e meme antes do tempo da internet.

O espetáculo “Cantos e Contos” apresentado no evento é uma mescla de música e narrativa, em que cada canção vem acompanhada de uma história, uma lembrança ou uma reflexão. Com leveza e sensibilidade, Moacyr conduziu o público por passagens marcantes da sua vida e da cultura brasileira. O ingresso solidário — 1 kg de alimento não perecível — resultou em mais de uma tonelada arrecadada, simbolizando a essência do cooperativismo: partilhar para multiplicar.

Em entrevista ao Jornal Imprensa do Povo, o artista revelou que esta turnê representa a realização de um desejo antigo. “Foram décadas preso às agendas de gravações da televisão. Sempre quis viajar o Brasil com meu show, estar perto do povo. Agora é a hora — e está sendo lindo”, afirmou.

Com apoio do Sescoop/SC e patrocínio da Syngenta e De Sangosse, a Cooperitaipu promoveu mais que um evento: promoveu um reencontro. Porque ali, entre músicas e histórias, Moacyr não apenas se apresentou — ele voltou para casa, para o povo que sempre o acompanhou. E a plateia, com olhos marejados e corações aquecidos, soube reconhecer: cultura também se cultiva. E quando cultivada com amor e cooperação, ela floresce — como floresceu naquela noite inesquecível.

"Cooperativismo é também cuidar das pessoas", diz presidente da Cooperitaipu

A iniciativa, com apoio do Sescoop/SC e patrocínio da Syngenta e De Sangosse, foi pensada para oferecer cultura, entretenimento e inspiração à comunidade cooperada e regional. Para o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, esse tipo de ação já faz parte do compromisso da cooperativa com sua base social.

“Isso já é um hábito que a cooperativa tem: no dia que antecede o Dia Internacional do Cooperativismo, trazer uma palestra para os cooperados, colaboradores e convidados. Além disso, foi decretado pela ONU o Ano Internacional do Cooperativismo. Então, nada melhor do que trazer uma palestra show para recarregar as baterias, para dar umas risadas, para sair daqui mais leve do que a gente chegou. E a cooperativa não é só pensar em edifícios e obras — é pensar nas pessoas também. Trazer algo importante para os associados e para suas famílias”, pontua Arno Pandolfo.

Prefeitura fortalece infraestrutura, agricultura e saúde com novos investimentos em máquinas e veículos Anterior

Prefeitura fortalece infraestrutura, agricultura e saúde com novos investimentos em máquinas e veículos

Bonjesuense conquista três ouros no Parajesc 2025 e garante vaga para etapa nacional Próximo

Bonjesuense conquista três ouros no Parajesc 2025 e garante vaga para etapa nacional

Deixe seu comentário