logo RCN
ALESC

CCJ admite projeto para cadastro de pessoas em situação de rua

  • FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL -

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) manifestou-se favoravelmente à criação de um cadastro de pessoas em situação de rua no âmbito do estado. A proposta, de autoria do deputado Maurício Eskudlark (PL), tramita na Assembleia Legislativa na forma do Projeto de Lei PL 198/2021 e foi analisada na manhã desta terça-feira (18) pelo colegiado.

De acordo com o texto, o cadastro conterá informações como registro de identificação, formação educacional e profissional do morador de rua, e ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência Social, a qual caberá prestar apoio para inclusão social e recolocação no mercado de trabalho. Para isto, poderão ser firmadas parcerias com a Polícia Científica (antigo Instituto Geral de Perícias) visando à confecção de documentos.

O encaminhamento para a aprovação da matéria seguiu o parecer apresentado pelo deputado Pepê Collaço (PP). “A norma projetada alinha-se aos princípios, direitos e garantias estabelecidos pelas constituições federal e estadual, especialmente àqueles relacionados à dignidade humana, em conformidade ao que preceitua a Política Nacional para a População de Rua, instituída pelo Decreto Federal 7.053/2009, bem como à Política Nacional de Assistência Social, implantada pela Lei Federal 8.742/1993.”

Collaço acatou emenda substitutiva global apresentada pelo autor do projeto. “Destaco ainda que a referida emenda reproduz todos os dispositivos da proposta original e, além disso, os aperfeiçoa, tornando-os mais abrangentes em relação ao tema abordado pelo projeto.”

Na sequência, o texto segue para as comissões de Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Direitos Humanos.

Segurança em eventos
Outro destaque da reunião foi o acatamento do PL 213/2022, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), que altera a lei que dispõe sobre as taxas estaduais (Lei 7.541/1988).

Conforme o relator, deputado Napoleão Bernardes (PSD), a proposta tem como objetivos reduzir o valor cobrado e alterar a forma de recolhimento da taxa de segurança preventiva em partidas amadoras e profissionais de futebol, e da taxa de fiscalização de sorteios. Também busca direcionar a arrecadação dos tributos aos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar que prestarem os serviços de segurança nos eventos.

O relator também incorporou ao parecer uma emenda modificativa apresentada por Jessé para corrigir erros materiais apontados pela Gerência de Tributação da Secretaria de Estado da Fazenda. Com a decisão, o projeto segue para as comissões de Finanças; e de Segurança Pública.

Oktoberfest de Blumenau
A CCJ reiterou o parecer favorável emitido anteriormente ao PL 363/2019, do deputado Ivan Naatz (PL), que visa declarar a Oktoberfest de Blumenau integrante do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina.

Conforme o relator, o deputado Napoleão Bernardes, a nova análise da matéria atendeu a um requerimento da Comissão de Educação, com referência ao Enunciado 3/2018. A normativa, instituída pela própria CCJ, apontava que todos os projetos de lei de iniciativa parlamentar com a finalidade de alterar a lista de patrimônios culturais do estado seriam considerados inconstitucionais, devendo ser transformados em indicações.

Ainda segundo o parlamentar, em dezembro de 2022 o colegiado firmou um novo entendimento, de que os deputados possuem prerrogativa para legislar sobre o tema, motivo pelo qual apresentou voto favorável ao projeto.

Notificação de maus-tratos
Foi aprovado o PL 31/2023, do deputado Carlos Humberto (PL), que determina aos responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário a obrigação de notificar à Polícia Civil ou à Delegacia Virtual de Proteção Animal, os casos em que forem constatados indícios de maus-tratos contra animal.

O relator, deputado Marcius Machado (PL), também apresentou uma emenda substitutiva global para ajustar o texto ao Código Estadual de Proteção Animal, tornando o projeto apto a seguir tramitando nas demais comissões: de Trabalho; de Turismo e Meio Ambiente; e de Segurança Pública.

Vetos do governo
Foram analisadas e enviadas para votação em plenário seis mensagens de veto (MSV) do governo do Estado a projetos de leis aprovados pela Alesc.

MSV 1412/2022, com veto parcial ao projeto de lei 82/2022, que institui a Política de Incentivo ao Consumo da Carne Suína no âmbito do Estado de Santa Catarina.
Relator: deputado Fabiano da Luz.
Parecer: rejeição do veto parcial, com voto contrário do deputado Marcius Machado.
 
MSV 67/2023, com veto total ao projeto de lei 275/22, que institui a Política de Regionalização do Atendimento de Saúde em Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, do Estado de Santa Catarina.
Relator: Repórter Sérgio Guimarães.
Parecer: manutenção do veto total.

MSV 5/2023, com veto parcial ao projeto de lei 221/2021, que cria o Programa de Estímulo à Criação de Parques Industriais no Estado de Santa Catarina.
Relator: deputado Marcius Machado.
Parecer: manutenção do veto parcial.

MSV 74/2023, com veto total ao projeto de lei 374/2020, que obriga o condenado, após sentença penal transitada em julgado, ao ressarcimento de despesas médicas da vítima, as quais decorram do crime praticado, no âmbito do Estado de Santa Catarina.
Relator: deputado Marcius Machado.
Parecer: manutenção do veto total.

MSV 1414/2022, com veto parcial ao projeto de lei 116/21, que institui a Política de Combate ao Abigeato e aos Crimes em Áreas Rurais.
Relator: deputado Marcius Machado.
Parecer: manutenção do veto parcial.

MSV 3/2023, com veto total ao projeto de lei 420/2019, que institui o Programa de Recuperação de Dependentes Químicos no Sistema Prisional do Estado de Santa Catarina.
Relator: deputado Tiago Zilli (MDB).
Parecer: rejeição do veto total, com voto contrário da deputada Ana Campagnolo (PL).


Por Alexandre Back, Agência AL/ALESC

Por Alexandre Back, Agência AL/ALESC

Sicoob Creditaipu apresenta seu desenvolvimento aos associados Anterior

Sicoob Creditaipu apresenta seu desenvolvimento aos associados

Governador Jorginho Mello leva ao Governo Federal as propostas de Santa Catarina para segurança nas escolas Próximo

Governador Jorginho Mello leva ao Governo Federal as propostas de Santa Catarina para segurança nas escolas

Deixe seu comentário