| 13ª Expo Liquida Irati promete agitar o mês de agosto com música, descontos e diversão
O que a pandemia está ensinando para a educação?

-
Divulgação -
Você não queria, mas agora é obrigado a encarar câmera, luz, ação!
Os alunos não estão mais em sala de aula e estão a um click do teclado. É hora de se reinventar para continuar respirando.
O isolamento social, que foi imposto, exige o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e relacionamento. O falar não basta. A imagem pode não refletir a realidade. A comunicação precisa ser verdadeira e assertiva.
Reuniões, aulas, conferências. Tudo acontece à distância, não há tempo para aprender e, às vezes, nem para pensar direito. É preciso fazer o caminho caminhando. É necessário inovar no desconhecido e ser criativo no fazer.
Surge um novo paradigma e os velhos paradigmas são derrubados. Todo conhecimento, que sua instituição de ensino adquiriu durante anos de existência, não importa mais se não houver flexibilidade, agilidade e habilidade humana.
Flexibilidade para aceitar o novo e reconhecer que as metodologias precisam ser transformadas e adaptadas. Transformadas para suprir uma nova demanda de um público que, apesar de ser o mesmo, precisa de um novo produto educacional e, adaptado à capacidade de consumo desse novo velho cliente.
Agilidade para inovar e identificar quais serão as profissões e os profissionais do futuro e o que essas transformações exigem do novo profissional.
Habilidade humana para se aproximar, ainda que distante, do seu cliente, oferecendo canais de comunicação e aprendizado com interação, integração e qualidade; com preço acessível e facilidade de acesso as plataformas de ensino.
Cursos de graduação e pós-graduação são ofertados pelas mais diversas instituições de ensino. A disputa pelo aluno está acirrada. As vantagens que as instituições de ensino tinham não servem mais. Localização, não importa. Estrutura de sala de aula, não importa. Lousa interativa, não importa. Laboratórios com muitos computadores, também não importam mais.
A sala de aula é a casa do aluno. A lousa é seu computador. Laboratórios e bibliotecas, tudo deve estar ao alcance do aluno via web. E tornar isso possível não é mais um diferencial, é uma obrigação para quem quer se manter vivo nessa pandemia.
Novos cursos surgiram e os setores de saúde e de tecnologia foram os mais impulsionados pelas demandas impostas pela chegada do coronavírus. Áreas como marketing, varejo online e dos setores farmacêutico e de pesquisa, que se mostraram extremamente importantes para o desenvolvimento das vacinas, também devem ficar aquecidas em 2021.
Luis Carlos Von Dentz Junior, Gestor do Polo de Saudades do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que saber quais áreas estão em expansão e são tendência pode auxiliar na entrada no mercado de trabalho. "As áreas com potencial de empregos estarão voltadas aos profissionais com alto grau de formação, ou seja, graduação, pós-graduação, dupla graduação e para o desenvolvimento de novas habilidades".
As profissões tradicionais, como engenheiro, administrador e contador, não irão desaparecer, mas vão exigir dos profissionais que estão no mercado novas competências: digitais, habilidades de comunicação visual, automação e digitalização dos negócios, aprendizagem ao longo da vida (quando alguém exerce várias profissões e empregos ao longo da carreira), Desenvolvimento de Equipes Virtuais e áreas de conhecimento como inteligência artificial, Big Data, Blockchain e Indústria 4.0.
Sobre o Grupo Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil alunos ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Em Saudades está localizado na Rua Quintino Bocaiuva 2390, fones ou watts 988122510 ou 33340393. Para saber mais acesse uninter.com
Deixe seu comentário