| Bonjesuense conquista três ouros no Parajesc 2025 e garante vaga para etapa nacional
Homem sofre ataque epilético na praça de Pinhalzinho

-
Rodrigo Kroth - Fato aconteceu na Praça Central de Pinhalzinho
Ele passou mal enquanto caminhava pela praça, segundo testemunhas
Um homem sofreu um ataque epilético na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 15h, na Praça Central de Pinhalzinho. Segundo informações de populares que estavam no local, o homem caminhava pela praça, quando passou mal.
De acordo com João Pereira e Margarete de Andrade, funcionários público da prefeitura de Pinhalzinho, que trabalhavam próximo de onde estava o homem, ele tem o costume de frequentar o local, e já teve mais problemas de saúde.
"Ele estava caminhando, e se agarrou na árvore. Ele sempre caminha, passeia pela praça. Deve ter uns 45 anos, já foi operado. Sempre vem conversar com a gente, e fala que tem que ter saúde, que é a melhor coisa que tem, já nos disse que ficou em coma. Ele anda o dia inteiro", disseram. O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho, e conduzido ao hospital do município.
O que é?
Epilepsia é uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial.
Uma crise convulsiva é uma descarga elétrica cerebral desorganizada que se propaga para todas as regiões do cérebro, levando a uma alteração de toda atividade cerebral. Pode se manifestar como uma alteração comportamental, na qual o indivíduo pode falar coisas sem sentido, por movimentos estereotipados de um membro, ou mesmo através de episódios nos quais o paciente parece ficar "fora do ar", no qual ele fica com o olhar parado, fixo e sem contato com o ambiente.
A descarga elétrica neuronal anômala que geram as convulsões podem ser resultante de neurônios com atividade funcional alterada (doentes), resultantes de massas tumorais, cicatrizes cerebrais resultantes de processos infecciosos (meningites, encefalites),isquêmicos ou hemorrágicos (acidente vascular cerebral), ou até mesmo por doenças metabólicas (doenças do renais e hepáticas), anóxia cerebral (asfixia) e doenças genéticas. Muitas vezes, a origem das convulsões pode não ser estabelecida, neste caso a epilepsia é definida como criptogênica. (Fonte: ABC da Saúde).
Deixe seu comentário