logo RCN

Operação da CGU apura desvios de recursos do SUS em Chapecó

Prefeitura de Chapecó é investigada na ação da CGU

Foi deflagrada nesta quinta-feira (10) a Operação Manobra de Osler, que apura desvios de verbas de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. O caso é investigado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF).

Conforme a CGU, a ação "visa desarticular esquema de desvios de recursos do SUS destinados a serviços de saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar".

Nesta manhã são cumpridos em Chapecó, no Oeste, e São José, na Grande Florianópolis, sete mandados de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva e duas suspensões do exercício da função pública. 

Mais de 40 pessoas, entre policiais federais e auditores da CGU, participam da operação. 

Investigação
A CGU afirma que, entre 2013 e 2015, o Fundo Municipal de Saúde da prefeitura de Chapecó transferiu cerca de 7,3 milhões para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste Catarinense. Desse valor, aproximadamente R$ 1,5 milhão foi pago para a Empresa de Medicina Hiperbárica, pela suposta prestação de serviços de sessões de "oxigenoterapia hiperbárica".

"Foram verificados desvios de recursos pela empresa a pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente, ligadas a agente público municipal. Fiscalização da CGU constatou, ainda, que a maior parte das sessões foi autorizada pelo próprio dono da empresa, sendo que, em estimativa provisória, o prejuízo abrange todos os repasses feitos para a entidade", diz a nota da CGU.

Se comparado com anos anteriores a 2013, quando a média de gastos da prefeitura de Chapecó com esse tipo de serviço médico foi de no máximo 25 sessões anuais, a quantidade de procedimentos supostamente prestados pela empresa apresentou crescimento significativo, afirma a CGU.

Em 2013, foram 753 sessões, em 2014, 2.859, e em 2015, 606 procedimentos.

A prefeitura de Chapecó e Empresa de Medicina Hiperbárica não se pronunciaram sobre o caso.

Acidente deixa sete pessoas feridas na BR-282 Anterior

Acidente deixa sete pessoas feridas na BR-282

Corpo de Bombeiros realiza parto dentro da própria viatura no interior de Pinhalzinho Próximo

Corpo de Bombeiros realiza parto dentro da própria viatura no interior de Pinhalzinho

Deixe seu comentário