logo RCN

Polícia Militar de Modelo adquire pistola para trabalhos de proteção

  • PM Modelo -

Objetivo da aquisição é em decorrência do trabalho diuturno e rotineiro dos policiais militares

A Policia Militar (PM) de Modelo adquiriu uma pistola Spark (dispositivo elétrico incapacitante) em parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Modelo, com recursos provenientes do Fundo de Transações Penais.

A Spark é considerada um armamento não letal, pois o seu funcionamento se dá através de pulsos elétricos que atuam no sistema neuromuscular, causando fortes contrações musculares, permitindo a incapacitação temporária do suspeito.

Seu funcionamento se dá através de cartuchos acoplados a arma, que ao ser acionado o gatilho da Spark , o cartucho é deflagrado, liberando duas sondas energizadas, que vão atingir o suspeito, sem gerar lesões permanentes ou risco de morte.

O objetivo da aquisição é em decorrência do trabalho diuturno e rotineiro dos policiais militares no seu dever de proteção das pessoas e do patrimônio, sendo que qualquer ameaça a sua integridade física deve ser encarada como uma ameaça a toda a sociedade. Neste sentido, o armamento apresenta-se como um equipamento indispensável para o cumprimento da missão constitucional de preservação da ordem pública.

Diretrizes internas do próprio comando da instituição dão conta que o alto grau de complexidade da atividade policial militar, aliado ao nível de risco que cada uma representa, deve ser levado em consideração para determinar quem e qual o tipo de armamento deve ser portado por cada profissional, bem como dispor do emprego de equipamentos e munições não letais, proporcionando avanços e melhorias para o desempenho da atividade e soluções dos confrontos onde se faz necessário e inevitável o seu emprego.

A Spark possui, ainda, cartuchos com alcance disponíveis para seis metros, um coldre Spark e um coldre cartucho, mira laser, lanterna auxiliar, memória digital interna, com data e hora dos disparos realizados e porta USB para captura de dados armazenados na arma relativos ao seu funcionamento.

Tal equipamento vem para auxiliar no trabalho dos policiais militares que atuam em modelo. O seu emprego vai se dar principalmente quando da necessidade de imobilizar ou prender algum cidadão que ofereça uma resistência a prisão ou que ofereça alguma ameaça a integridade física dos policiais ou de terceiros, e também do próprio cidadão, por exemplo, numa tentativa de autolesão. Todos os policiais de modelo já receberam a devida capacitação e estão hábitos a fazer o emprego da arma nas situações em que se for necessário.

Bombeiros atendem saída de pista na BR-282 em Pinhalzinho Anterior

Bombeiros atendem saída de pista na BR-282 em Pinhalzinho

Carnes podres e uso de produtos cancerígenos: o que a PF encontrou na operação contra frigoríficos Próximo

Carnes podres e uso de produtos cancerígenos: o que a PF encontrou na operação contra frigoríficos

Deixe seu comentário