logo RCN

SaerFron ultrapassa 400 missões realizadas

  • Bia Piva / RedeComSC -

SaerFron iniciou as atividades em agosto de 2014 e a atuação dos profissionais ganhou o reconhecimento da sociedade

O ano de 2015 foi de consolidação e crescimento do trabalho realizado pela equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron) da Polícia Civil, com base em Chapecó. O SaerFron iniciou as atividades em agosto de 2014 e a atuação dos profissionais ganhou o reconhecimento da sociedade pelo apoio ao atendimento de ocorrências em parceria com outros órgãos de segurança como a Polícia Civil, Militar, Bombeiros e também com a parceria para o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara), realizado com equipes do Samu.

Conforme o coordenador do SaerFron, delegado e co­piloto, Ricardo Casagrande, apesar da aeronave chamar bastante a atenção, geralmente o trabalho é feito de maneira discreta. "A aeronave tem bastante visibilidade,

mas geralmente estamos em apoio a alguma instituição e procuramos não interferir, a menos que seja necessário. A atividade é ostensiva e complementar nas operações tanto da Polícia Civil quanto dos outros órgãos de segurança que solicitam nosso apoio", diz.

Segundo o delegado e também co­piloto, Albert Dieison da Silveira, estudos norte­americanos sobre a Aviação Policial mostram que o campo de visão de policial atuando em uma aeronave é pelo menos 15 vezes maior de um profissional que está no chão. "A presença da aeronave contribui também para coibir fugas ou uma possível reação durante a abordagem a um suspeito", enfatiza.

Recursos

Com as atuações e o reconhecimento, a unidade de Chapecó conseguiu convênios importantes para a aquisição de mais equipamentos para contribuir no atendimento das ocorrências. No fim do ano passado, foi recebida verba para a compra do kit rapel. "O material é acoplado no helicóptero e permite a descida do policial em segurança ao solo. Pode ser usada tanto em resgate de vítimas feridas, quando em operações de buscas a foragidos, entre outras", destaca Casagrande.

Em dezembro de 2015, foi assinado o convênio entre a Secretaria de Saúde de Chapecó, Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e o Samu para o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara). Em pouco mais de um mês de atividade, mais de 15 atendimentos foram realizados, com média de acionamento de uma ocorrência a cada dois dias. Além do convênio, o SaerFron continua realizando as atividades de policiamento preventivo e ostensivo, dando apoio em ocorrências e realizando sobrevoo e mapeamento de áreas em toda a fronteira de SC, algumas, inclusive, a pedido do Exército Brasileiro.

Serviço do SAER/Fron e SARA completa 1 mês de atendimento

Um dos atendimentos feitos pelo SaerFron ganhou destaque nacional no mês de julho de 2015, que foi o resgate de uma família ilhada durante o transbordamento de um rio na cidade de Saudades. "Foi o vídeo mais acessado da história da página do Governo", conta Casagrande. 

Policiais rodoviários realizam trabalho de parto Anterior

Policiais rodoviários realizam trabalho de parto

Incêndio é registrado em vegetação na BR-282 Próximo

Incêndio é registrado em vegetação na BR-282

Deixe seu comentário