logo RCN

Presos de Xanxerê são transferidos novamente para Chapecó

  • Leticia Faria/TudoSobreXanxerê -

Uma nova solicitação deve ser feita pedindo o ingresso de mais 32 presos de Xanxerê

Dezoito presos condenados que cumpriam pena no Presídio Regional de Xanxerê foram transferidos, definitivamente, para o complexo prisional de Chapecó. A transferência foi na manhã desta quarta (29), após autorização do juiz da Vara de Execuções Penais de Chapecó, Gustavo Marchiori.

A confusão começou na última quarta­feira (22), quando 18 presos foram transferidos de Xanxerê para Chapecó sem autorização judicial e, na quinta­feira (23) acabaram retornando para a unidade de origem. Marchiori explica que não houve decisão da Vara de Execuções Penais determinando o retorno dos condenados. "Após a transferência e da divulgação na imprensa, os diretores vieram e me comunicaram extraoficialmente sobre a entrada dos novos presos. Eu lembrei a eles que existe uma determinação em Chapecó, assim como em Xanxerê e em outros locais do estado, de que a unidade não pode receber presos em Chapecó sem previa e expressa autorização judicial, independente da portaria e da existência de vagas. Bastava que eles fizessem a comunicação prévia, solicitando autorização para a transferência desses presos, para que se fosse avaliado se realmente foi cumprido o que estava determinado na portaria e se existem vagas", explicou Marchiori.

Como não havia autorização judicial, o Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap) estaria descumprindo uma decisão judicial e para evitar maiores complicações, o próprio Deap decidiu devolver os presos para a unidade xanxerense até que fosse feita a solicitação formal pedindo autorização para a vinda dos presos. O ofício foi encaminhado na sexta­feira (24) e analisado nesta semana pelo magistrado.

De acordo com o diretor da Penitenciária de Chapecó, Felipe Felipiacki, inicialmente foi autorizada a entrada dos 18 presos. Uma nova solicitação deve ser feita ao judiciário pedindo o ingresso de mais 32 presos de Xanxerê, totalizando 40 condenados transferidos para a unidade regional de Chapecó. 

Homem é encontrado morto em Chapecó Anterior

Homem é encontrado morto em Chapecó

Tocha olímpica será monitorada por 2,8 mil câmeras de segurança em SC Próximo

Tocha olímpica será monitorada por 2,8 mil câmeras de segurança em SC

Deixe seu comentário